segunda-feira, 26 de abril de 2010

Emagreci 500 gramas

Só tive coragem de me pesar hoje, porque é segunda-feira, dia de recomeçar e acreditar: estou com 106,9 quilos, emagreci 500 gramas. Estou feliz por isso, mesmo sendo menos do que eu gostaria de ter emagrecido.

Não tenho tido tempo para o blog, isso me chateia, gosto de vir aqui e gosto de visitar. Vou tentar "cavar" um espaço na agenda: estou trabalhando muito, o filho e o marido estão mais exigentes, fase difícil. Muita ansiedade também: em breve meu trabalho aumentará (vou ganhar mais, mas vou ter mais responsabilidade).

Gostaria tanto de já estar magra!

Mas enfim: eu sinto que tenho mesmo dificuldades em fazer dieta. Vou procurar ajuda psicológica, acho que tenho pavor de limites, controles, exigências... sempre fui assim, rebelde. Mas não sou pedra e se isso me atrapalha, vou tentar mudar (até as pedras mudam, mesmo que demore mais tempo).

Tenho 32 anos, quero chegar nos 40 com mais saúde.

Quero viver muito, quero viver bem... um tio morreu de infarto, estava com IMC perto dos 40... eu estou com IMC 36,1, a família já ficou preocupada, também tenho crises hipertensas (ele estava sem sintomas a despeito da pressão estar nas alturas, isso dá muito medo... voltarei a monitorar a minha pressão com mais frequencia).

Meu tio tinha 44 anos, uma ótima profissão (estava prestando serviços em Angola por ser um ótimo funcionário ensinava os angolanos). Os filhos (uma menina de 14 e um menino de 18 anos) amavam muito ele e estão sofrendo bastante. Eu não tinha contato com ele (moramos longe e a tia estava meio brigada com a minha mãe) então para mim chega como uma notícia sobre alguém mais distante.

Porém o sino "apitou": ele tinha 44 anos, estava gordo e hipertenso e morreu prematuramente (qualquer morte antes dos 90 é prematura para mim). Os pais dele tem 78 e 85 anos e estão bem de saúde (magros, cuidam da saúde). Os pratos preferidos do meu tio são os meus também (carne gorda, massas, doces).

Tenho que ficar atenta: emagrecer, para mim, não é só vaidade, é saúde, é aumentar o tempo de vida, a qualidade do tempo vivido, é muito importante!

Vou continuar tentando, buscarei ajuda se for preciso!

beijos queridas, visito vocês em breve!


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pelo menos uma vitória: (quase) sempre sento à mesa para comer...


Se tem algo que melhorei desde que li o pense magro foi "sentar-se para comer". Admito que, algumas vezes, acontece de comer fora da mesa, mas é bem raro agora.


Coloco meu prato, sento e tento me concentrar na saciedade. Aumentei as verduras e legumes porque daí acabo demorando mais para comer. E mastigando bem mais também.

Então, bem aos poucos, vou melhorando.

Ontem eu li as "razões para emagrecer" mais de uma vez. Ainda acho estranho, mas hoje de manhã, antes mesmo de me levantar, me veio na cabeça "quero emagrecer para aumentar minha auto-estima".

Foi engraçado, veio sem eu "querer".

Talvez o método funcione: mas eu queria mesmo era lembrar disso quando estou comendo (diante de um pote de sorvete, diante de uma pizza 6 queijos, diante de uma caixa de chocolates, numa festinha infantil, por exemplo).

Já pensou que beleza, antes mesmo de levar o chocolate na boca o inconsciente me mandar a frase "eu quero emagrecer para aumentar minha autoestima" ou "emagrecendo vou ficar mais ágil" ou melhor "emagrendo vou ficar mais sexy"?

Please, id, ego e superego, me socorram!

obrigada pelo carinho amigas queridas!


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dificuldades para seguir uma "dieta"

Antes de fazer o blog, li alguns blogs porque vi indicação em matérias de revistas, jornais, e também porque quando fui procurar livros sobre emagrecimento na internet me deparei com blogs.

Lendo algumas histórias de pessoas bem sucedidas pareceu muito fácil emagrecer. Eu nunca tinha tentado "a sério" emagrecer. Já tinha passado por restrições alimentares a pedido médico, para exames, cirurgia, mas nunca "dieta para emagrecer".

Sou muito amada pela minha família e todos sempre me aceitaram como estou (até porque não fui gorda desde sempre e engordei aos poucos, então todos foram se acostumando com a minha aparência).

Os médicos é que foram enfáticos porque desenvolvi pressão alta e estava chegando perto de desenvolver diabetes. Mas mesmo os médicos foram cuidadosos, então nunca levei muito a sério.

Achei que era mais fácil. Tem dias que simplesmente esqueço que "estou de dieta" e como tudo o que tenho vontade... principalmente na janta...

Mas não vou desistir. Hoje vou tentar "anotar" tudo o que comer e beber e comer com mais calma e consciência. Mesmo que demore, um dia eu chego no peso normal para mim.

Obrigada, meninas queridas, pelo carinho aqui!




segunda-feira, 19 de abril de 2010

01 - Ler as vantagens de emagrecer 1 vez por dia

Eu nunca consegui ler a listinha das razões para emagrecer sequer uma vez por dia. Acho estranho. Não gosto de ficar lendo a mesma coisa. Acho monótono, não acho que vá me ajudar.

Eu tenho minhas razões para emagrecer e a principal, como escrevi na primeira vez (Quais as vantagens de emagrecer?), é ter mais ânimo para viver, acho que o resto vem de brinde.

Eu não sou "gorda" por dentro, por isso quero ser magra "por fora" também, quero ter um corpo magro para acompanhar meu ritmo interior (agitado...).

Mas vamos lá, vou tentar ler a tal listinha para ver se faz efeito para mim... Outro dia, com mais tempo, digito a listinha aqui, hoje tenho que trabalhar.

beijos e obrigada pelo apoio!


domingo, 18 de abril de 2010

Pôxa vida, voltei para o peso inicial!

O resultado de 5 dias seguidos sem caminhar e com dificuldades para anotar o que comia, sem muito controle, está aqui: engordei denovo o que tinha emagrecido na semana anterior...




Fiquei meio triste com isso (quem não quer continuar comendo e sem fazer atividade física e ainda assim emagrecer?).

Também não consegui me dedicar às tarefas do livro "Pense Magro". A vida me "sugou" novamente e fiquei na mesma de antes.

Eu tinha pensado, antes de começar, que se engordasse voltaria ao início do livro, porque eu acredito no método, acho que se seguir direito vou emagrecer.

Então amanhã volto para a primeira tarefa.

obrigada pelas visitas e comentários: essa caminhada é muito longa, é bom saber que não estou sozinha nela!


sexta-feira, 16 de abril de 2010

É preciso diferenciar fome, vontade e desejo incontrolável de comer

Nossa, isso é mesmo difícil. Normalmente sinto "fome" o tempo todo, mas pelo que explica no livro, a maioria das vezes é vontade de comer ou desejo incontrolável de comer.

Para mim foi sempre tudo a mesma coisa.

Nunca consegui ser "racional" a respeito da comida: sempre fui faminta... muito faminta... desesperadamente faminta... morrendo de fome...

E ainda estou sofrendo com isso. Mas tenho esperança de conseguir vencer essa etapa e ficar mais feliz por estar emagrecendo do que por estar comendo.

obrigada pelo apoio.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estabeleça metas realistas

Eu quero pesar 53.2 quilos, mas sei que isso vai levar muito tempo. E, na verdade, como 99 quilos já vou me achar mais "saudável" e vou ficar mais feliz.

Com 72 quilos já começo a ficar magra, ou melhor, fico "normal". Daí será mais fácil emagrecer até os 53 quilos, meu objetivo final.

Ontem eu caprichei mais na alimentação, mas não pude caminhar. Minha mãe precisou de mim e fui visitá-la. Tudo bem: foi uma noite agradável.

Hoje volto a caminhar com muita vontade!

beijos

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Escolha um plano de exercícios

Meu plano de exercícios é bem simples: caminhadas diárias, enquanto funcionarem, natação, assim que possível (em um ou dois meses) ou hidroginástica (a piscina é aquecida), por último, quando estiver mais perto do peso ideal, musculação.

Na verdade o médico só liberou a caminhada, por enquanto. Antes de outros exercícios, tenho que repetir vários exames, por causa da pressão alta.

Ontem não pude caminhar oficialmente, mas fiz compras no centro, caminhei um pouco, e depois saí a pé para o jantar (acabamos numa pizzaria, mas o estrago não foi grande não).

Percebi que estamos comendo menos: vamos diminuir o tamanho da pizza (já diminuiu da Big para a grande e agora será média). Acho que era eu quem comia tudo porque o marido disse que continua comendo a mesma quantidade...

Estou melhorando, acho que é isso que conta mais!

Obrigada pelo apoio!


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Precisamos de tempo e energia para fazer dieta...

Engraçado, bem hoje não tive muito tempo para minha dieta. Tive que fazer tudo correndo, não pude anotar direito o que comi nem fazer contas...

Mas é verdade: para emagrecer, precisamos nos dedicar.

Pelo menos as caminhadas diárias estou conseguindo cumprir, todos os dias, desde que comecei, já faz nove dias que caminho todos os dias.

Hoje medi a pressão, logo após caminhar, e deu 12*8. Fiquei feliz, como tenho crises hipertensivas, principalmente quando faço atividade física, vi que meu corpo está se acostumando...

É isso, estou meio atarefada hoje.

domingo, 11 de abril de 2010

Organize o ambiente + emagreci 1,300 kg!

A idéia é tirar de circulação os alimentos que não pretendemos comer e deixar bem a vista aqueles que fazem parte da nossa dieta. Eu não tenho restrição a nenhum alimento: desde que fique no limite de calorias para o meu peso, posso comer o que quiser.

Bem, essa primeira semana foi muito especial para mim porque voltei a cuidar da minha saúde e a me importar comigo mesma. É muito fácil para nós, mulheres, passar o tempo todo focadas nas necessidades das outras pessoas...

Agora comecei a cuidar mais de mim mesma, a pensar na minha alimentação, na atividade física de que preciso, nas respostas que meu corpo me dá dependendo de como o trato. Além de tudo isso, ainda consegui emagrecer: 1,300 kg!

Eu nem esperava tanto, estou "preparada" para emagrecer em torno de 500 gramas por semana, como meu médico falou que seria comigo. Então fiquei muito feliz ao ver que meus esforços já estão sendo recompensados!

Agora meu limite de calorias é: 106,1 *8,7 + 829 = 1752 (e não mais 1764).

Estou bem feliz, só me peso denovo no domingo.

Obrigada a todas pelo apoio!


sábado, 10 de abril de 2010

Encontre um técnico de dieta

Eu escolhi fazer o blog para ser meu técnico de dieta, mas também conto com o apoio da minha mãe, do meu marido, de alguns amigos, muitas pessoas que estão na torcida para eu conseguir emagrecer.

Amanhã vou me pesar.

Mesmo sem saber se emagreci ou não nessa primeira semana, posso dizer que estou me sentindo muito melhor do que antes. Aprendi muito com os blogs, com o livro, com a experiência.

Eu não estou tendo muito tempo para ficar no computador, meu filho tem 7 anos, meu marido é meio ciumento e a família me exige bastante.

Mas no tempo que tenho, estou visitando blogs, conhecendo outras histórias, outras lutas, e está sendo muito motivador para mim.

Estou feliz por ter decidido emagrecer.

E feliz porque tenho vocês.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alimente-se devagar e conscientemente

O objetivo é "refinar" nossa capacidade de apreciar cada porção de comida e permitir que a sensação de plenitude alimentar - que leva 20 minutos para acontecer - seja registrada.

Então, a partir de hoje, farei sempre assim: colocar tudo o que for comer no prato, guardar as travessas, panelas e etc, e comer pequenas porções, mastigando bem e lentamente.

E, claro, evitar distrações - TV, computador, livros, jornais e até muita conversa - para conseguir me concentrar na alimentação.

Ontem fiz minha caminhada, aliás, desde domingo tenho feito caminhadas diárias, sem falhar nenhum dia:
  1. 04 de abril de 2010 - 30 minutos de caminhada
  2. 05 de abril de 2010 - 30 minutos de caminhada
  3. 06 de abril de 2010 - 30 minutos de caminhada
  4. 07 de abril de 2010 - 60 minutos de caminhada
  5. 08 de abril de 2010 - 55 minutos de caminhada
E já estou achando isso uma parte importante do meu dia: quando chega perto do horário, já me arrumo e fico prontinha para sair.

Estou com muita vontade de saber se meu peso baixou, mas 5 dias é muito pouco perto dos anos que estive engordando (12 anos = 4380 dias), então vou esperar até domingo...

Hoje vai ter pizza aqui em casa (tradição da sexta) então vou comer menos carboidratos para não me sentir mal na hora de "comemorar" com a família.

Obrigada pelo apoio, meninas, até mais.


quinta-feira, 8 de abril de 2010

Elogie-se!

"O esforço que você está fazendo para perder peso é verdadeiramente maravilhoso; é admirável, e não vergonhoso" (p. 21 do livro de tarefas do "Pense Magro"). Por isso é que merecemos muitos elogios sempre...

Quando vi meu café da manhã hoje, pensei: parabéns, Léia, está mesmo escolhendo bem os alimentos! E é assim que estou me sentindo, alguém que tomou uma decisão importante e está fazendo o possível para concretizar um sonho...

Por isso é tão importante lembrar, todos os dias, quais as vantagens de emagrecer (porque senão acabo esquecendo e voltando para o comportamtento anterior). E eu sempre preciso lembrar, todos os dias, "quanto" posso comer se quero emagrecer (reviso a dieta).

Ontem eu consegui fazer todas as refeições "sentada". Hoje começo a sentar até para tomar água, para criar o hábito de estar "atenta" a tudo que comer e beber.

E agora, preciso apendrer a me "elogiar" por estar fazendo a coisa certa. Porque ontem caminhei direitinho (acabei caminhando mais, 60 minutos, porque estava muito bom e minha pressão estava controlada).

Então, até agora, já tenho 4 tarefas por dia:
  1. ler as "vantagens de emagrecer"
  2. revisar a "dieta" que escolhi
  3. sentar-me para comer
  4. elogiar-me...
Obrigada pelas visitas e pelos conselhos!


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sentar-se para comer

A terceira tarefa do livro pense magro é sentar-se para comer, sempre, mesmo que seja só uma fruta ou um suco, para criar o hábito de prestar atenção ao ato de comer.

Eu normalmente me sento para o café da manhã, almoço e janta... para os lanches, admito que não. Também acabo comendo enquanto estou cozinhando, ou lendo, ou vendo televisão.

Vou começar a praticar hoje, sentar-me sempre, mesmo quando for tomar água, daí vou ter mais noção do que "entra" no meu corpo.

Ontem fiz minha caminhada de 30 minutos no parque, andando mais devagar do que no domingo. A pressão não subiu, as pernas doeram menos (ainda dóem um pouco, é o sedentarismo e a obesidade).

Hoje vou novamente. Estou animada, sinto que vou conseguir emagrecer.

Obrigada pelos comentários e visitas: adoro novas amizades.

Beijos.



terça-feira, 6 de abril de 2010

Escolha duas dietas saudáveis ...

Eu escolhi as minhas duas dietas: além daquela da usp de 1500 kcal, com os alimentos fixos e as substituições, vou usar como plano "B" a dieta nota 10, porque acho bem flexível e permissiva. Tem dias que é melhor não ter todos os alimentos "pré-escolhidos", é bom poder comer o que quiser e continuar na linha. Para a minha altura, são 550 notas por dia para emagrecer.
  • Mulheres acima de 1,70m: 550 notas/dia

Fiz minha caminhadinha ontem, mas foi fracionada: 15 minutos para ir até a escola do filho e 15 para voltar. Como a pressão subiu no domingo, fui com mais calma. Hoje farei a caminhada no final do dia, 30 minutos, devagar, no parque. É o preço de estar tão acima do peso, tem que ter paciência.

Hoje vou ler o livro da dieta nota 10 para aprender a seguir. Daí quando estiver sem vontade de seguir o cardápio de 1500 kcal, escolho comer as 550 notas e fica tudo bem. Não posso permitir que a monotonia de um cardápio pré-elaborado me atrapalhe de emagrecer.

Vou ler minhas razões para emagrecer todos os dias.

Eu preferi a postagem de ontem do que uma lista porque assim funciona melhor comigo: preciso lembrar qual a minha razão profunda para emagrecer, para ter forças para superar os obstáculos. Estou confiante.

Obrigada pelos comentários: já me sinto apoiada.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quais as vantagens de emagrecer?

Bem, eu quero emagrecer porque estar gorda me atrapalha de fazer muitas coisas que eu gosto, me deixa muito lenta, preguiçosa, sem ânimo para brincar com meu filho, com o marido, sem vontade de ir passear, sem vontade de comprar roupas já que a grande maioria não me serve mesmo, enfim, estar gorda me faz uma pessoa parada e triste.

Mas meu espírito é diferente.

"Por dentro" sou uma pessoa animada, divertida, sensual, pronta para o que der e vier. Mas meu corpo gordo não me acompanha nisso. Então fui ficando cada vez mais parada e parecida com o que aparento ser: uma pessoa desanimada, gorda, parada, sem desejos, sem libido...


Mas eu não sou assim.

Então quero emagrecer para conseguir ser quem sou de verdade. Para que meu corpo acompanhe o ritmo da minha alma, meu ânimo. Daí não vou mais ser uma pessoa "partida" - metade corpo, metade espírito. Vou ser inteira: íntegra.

Acho que são boas razões...

Ontem fui caminhar, fiz 30 minutos como sugeriu uma nova amiga, a Iris. E foi realmente bom ter parado no meio do que tinha programado: minha pressão subiu muito, tive muita dor de cabeça. É por causa da obesidade... preciso ter paciência. Hoje vou novamente, e vou andar mais lentamente.

Obrigada pelos comentários: é muito bom saber que não estou mais sozinha.


domingo, 4 de abril de 2010

Antes de iniciar a dieta

Sou uma mulher que hoje está muito gorda e que quer emagrecer e permanecer magra para sempre. Por isso estou começando essa caminhada hoje.

Meu peso hoje, domingo de páscoa, é 107,4 quilos. Minha altura é 1,72 m. Eu quero pesar 53,2 quilos (imc=18,0). Vou seguir o livro "Pense Magro - a dieta definitiva de Beck". Começo as tarefas amanhã. Judith S. Beck, autora do livro, diz que precisamos:

  1. escolher uma dieta saudável e nutritiva;
  2. escolher um bom plano de exercícios;
  3. escolher um técnico de dieta;

Para escolher uma dieta saudável e nutritiva, calculei o limite de calorias para o meu peso, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (para mulheres entre 30 e 60 anos, meu caso):
  • 8,7 multiplicado pelo meu peso atual (107,5 quilos) = 936, somados com 829 o que deu um total de 1764 kcal por dia (o máximo de calorias que devo comer);
Encontrei uma dieta de 1500 kcal num site da usp e vou segui-la com algumas adaptações. Gosto de ter uma "margem" de calorias fora do cardápio básico da dieta (no caso, 264 kcal).

Quanto a atividade física, vou começar caminhando 60 minutos por dia, todos os dias, numa velocidade "leve" porque estou sedentária faz muito tempo. Farei no ínicio do dia (quando não for possível, será no final do dia).

Meu "técnico de dieta" será esse blog: vou utilizá-lo como um apoio para chegar no meu objetivo que é emagrecer 54,2 quilos. Não determinei um prazo: farei o que é preciso ser feito e vou "festejando" os resultados positivos e avaliando os negativos (inevitáveis).

Para começar, seguirei as 6 semanas do programa do livro "Pense Magro". Vou cumprir as 42 tarefas, diariamente, com muito empenho, paciência e disciplina.

Vamos ver qual será o resultado.